Antes de começar um projeto de arquitetura surgem naturalmente dúvidas e hesitações: “Quanto custará?”, “Em quanto tempo estará pronto?”, “Um ou vários pisos?”, “Será o espaço suficiente?”.
Hoje listamos algumas perguntas importantes, mas que normalmente se esquece de perguntar:

1. Que medidas de eficiência energética e sustentabilidade serão implementadas no meu projeto?
Para poupar muitos € no futuro, o ideal é ter uma casa com energia quase zero. Pergunte sobre o isolamento térmico, sobre janelas e portas eficientes, aproveitamento da exposição solar, etc.

2. Acompanhará todas as fase da obra?
O arquiteto é tão importante na fase do planeamento como da execução. Um acompanhamento adequado ajudará a evitar inúmeros erros na sua obra. Nesse sentido, pergunte quantas visitas estão incluídas durante a obra.

3. Quantas revisões poderei fazer ao projeto?
Um projeto de arquitetura não tem revisões ilimitadas. É importante saber quantas revisões estão incluídas e quais elementos me serão entregues. Questione se a ilustração 3D e os projetos de interiores estão incluídos.

4. A habitação é segura para os meus filhos?
O fator visual não é tudo, o conforto e a segurança são elementos essenciais para o dia-à-dia. Para a infância temos umas preocupações, quando a idade avança temos outras. Todas são importantes.