Novas tecnologias, novos processos e novos métodos de execução são cada vez mais populares para quem trabalha no setor da construção. A Inovação é o novo padrão.

Quando as dificuldades sentidas nos últimos anos pelas empresas do setor parecem estar ultrapassadas, a capacidade de adaptação, renovação e antecipação de tendências contribuirá para que estas sejam significativamente mais competitivas. Eis algumas inovações:

Drones Veículos aéreos não tripulados que podem ser utilizados para fornecer imagens aéreas. Através das imagens capturadas pode ser recolhida informação que permite mapeamentos 3D, elaboração de estudos topográficos e acompanhamento da evolução da obra.

Impressão 3D Através de uma impressora 3D é possível criar objetos, camada por camada, a partir de vários materiais como o plástico, cerâmica, metal, madeira e vidro.

Atualmente estes equipamentos são usados, entre outras coisas, na elaboração de maquetes, no apoio ao dimensionamento estrutural de edifícios e na construção de protótipos de mobiliário.  A principal vantagem é a rapidez e o custo relativamente baixo dos modelos desenvolvidos.

EquipamentosÉ cada vez mais frequente o uso de equipamentos de tecnologia avançada na construção civil, que permitem melhor avaliar o desempenho dos edifícios através da inspeção e avaliação de soluções construtivas.

Câmaras de termografia são usadas para verificar fluxos de ar através de janelas ou portas, para detetar humidades e problemas de isolamento térmico; detetores permitem análises estruturais não destrutivas, que fornecem dados antes de perfurar, serrar ou cortar. O mercado tem muito mais ofertas para outras necessidades específicas.

Softwares de gestão –  programas que facilitam a implementação e desenvolvimento da estratégia das empresas. Pretende-se que através da sua utilização se consiga otimizar a forma de comunicar, organizar tarefas, elaborar e controlar os planos de ação, e monitorizar o desempenho.

A Buildtoo sente-se parte integrante desta mudança através do seu produto: uma plataforma de gestão e acompanhamento de projetos e obras, desenhada para investidores, mas preparada para facilitar o dia-a-dia dos técnicos.

www.buildtoo.com