Manter os clientes satisfeitos é um desafio diário para qualquer empresa que se queira destacar no mercado. Oferecer um produto de qualidade já não é a única coisa necessária.

Tão importante quanto conseguir novos clientes é manter os clientes satisfeitos…. É isto que algumas empresas não percebem!

A implementação de plataformas no dia-a-dia para recolher a opinião de clientes permite às empresas saber a cada momento o que pode melhorar. A #Typeform é uma destas ferramentas e permite além de receber os resultados, compilar respostas e obter um resumo de todo o feedback por departamento.

Não ter receio de que os clientes avaliem o desempenho é o primeiro passo, para inverter situações que não estejam a ser bem acompanhadas, seja por responsabilidade das empresas ou por má comunicação com os clientes. Esta forma fácil e rápida, faz com que não haja desculpas para não ouvir os clientes.

O Acompanhamento contínuo do feedback dos clientes, ao invés dos sistemas tradicionais, de só os ouvir no final do processo, permite inverter e melhorar o acompanhamento, chegando ao final com os clientes mais satisfeitos. Apesar de sabermos que não há obra que termine no prazo, no custo previsto e que no final fique tal e qual como se sonhou, um informado acompanhamento de processo minimiza a insatisfação.

Para o acompanhamento do processo de clientes a utilização de plataformas como a @Buildtoo permite um acompanhamento diário dos clientes e uma redução do esforço dos técnicos, permitindo que estes acompanhem os projetos mais eficazmente e ainda comuniquem de forma orgânica com os clientes. Cliente informado é cliente satisfeito!

Clientes informados e que comuniquem habitualmente o estado de espírito com as empresas fazem com que no final dos processo se acabe satisfeito, invertendo a situação habitual em que se começa o processo abraçado e se acabada zangado!

Na TUU estamos a implementar um sistema de gestão de clientes com um mínimo de 3 pontos de contacto com o cliente em cada projeto, desde 2018 que utilizamos a @Buildtoo para gerir todos os projetos. A TUU incentiva o cliente a dar a opinião ao longo do processo permitindo-nos corrigir eventuais erros a tempo.

A opinião do cliente é o mais importante para nós e comprovamos isso!

Carolina Leira

Marketing Assistent, TUU – Building Design Management